O Batalhão do Extremo Sul da Capital
No ano de 1985 um Grupo Policial Militar (GPM) da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar foi destacado no bairro Restinga sob o comando do Cabo Roberto Rodrigues Esteves, sendo utilizadas as dependências de sua residência como sede da fração.
Em 1986, o GPM foi ampliado para o efetivo de um Pelotão, sendo sediado nas dependências da Escola Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti.
Em 1987, o Pelotão Destacado passa a utilizar as dependências do Centro Administrativo do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), tornando-se a sede da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar.
Já no ano de 1988 iniciaram-se as obras para construção do prédio que seria destinado a sediar a 4ª Companhia na Rua Governador Walter Peracchi Barcellos, o qual foi inaugurado no dia 27 de abril de 1989 pelo Exmo Sr Pedro Simon, então Governador do Estado, ocasião em que recebeu a denominação de Destacamento Especial do 1º Batalhão de Polícia Militar.
Em 27 de junho de 1994, o Destacamento Especial da Restinga torna-se uma Unidade Operacional autônoma e passa a denominar-se 3ª Companhia Independente. No mesmo ano, o Maj Olmiro Baldissera Motta assume o Comando da nova Unidade, passando a coordenar o processo de estruturação da jovem Unidade Operacional e aumentando ainda mais a integração com a comunidade da região.
No dia 2 de junho de 1998, a 3ª Companhia Independente passa a se denominar Destacamento Especial da Restinga e, no dia 20 de agosto de 2002, o então Destacamento Especial da Restinga passou a receber a atual designação de 21º Batalhão de Polícia Militar em virtude de uma reestruturação na Brigada Militar.
No dia 28 de dezembro de 2004, o Ten Cel Antero Batista de Campos Homem assume o Comando do 21º Batalhão de Polícia Militar, o qual estava articulado em três Companhias Operacionais: a 1ª Companhia localizada na sede do 21º BPM na Rua Governador Walter Peracchi Barcellos s/nº, bairro Restinga; a 2ª Companhia na Rua José Inácio nº 441, Vila da Amizade, bairro Belém Novo; e a 3ª Companhia na Rua Otaviano José Pinto nº 50, bairro Lami.
Em março de 2005, o 21º BPM é reestruturado de modo que a 3ª Companhia passou a designar-se 2ª Companhia e a 3ª Companhia passou a ser sediada junto a sede do Batalhão, tornando-se uma Subunidade Operacional composta pelo Pelotão de Operações Especiais (POE), Grupo de Motos e Patrulhas Tático Móveis (PATAMOS) com atuação em toda a área de responsabilidade do 21º BPM.
No dia 20 de novembro de 2005 foi inaugurada a sede da 2ª Companhia e da ONG Núcleo Comunitário e Cultural de Belém Novo na Av Juca Batista nº 7570, bairro Belém Novo, com a destacada presença do Exmo Sr José Otávio Germano, Secretário Estadual da Justiça e da Segurança, Cel Airton Carlos da Costa, Comandante Geral da Brigada Militar, e Cel Edson Ferreira Alves, Comandante do Policiamento da Capital.
No dia 27 de junho de 2005 foi realizada a formatura geral alusiva ao 11º Aniversário do 21º BPM, ocasião em que foram entregues as premiações às equipes campeãs e vice-campeãs das competições de futebol sete e da gincana; apresentação do Programa PM Mirim; homenagem ao jogador Paulo César Tinga; apresentação do boneco Tinguito, mascote do 21º BPM; inauguração da fotografia do Ten Cel Paulo Roberto Deiques na Galeria de Comandantes; e inauguração do Galpão Crioulo.
No dia 3 de setembro de 2005, o 21º BPM criou a Patrulha Rural com a finalidade de realizar ações de polícia ostensiva com ênfase à prevenção e repressão aos delitos contra propriedades rurais localizadas em sua área de abrangência
No período de 26 de janeiro a 6 de março de 2006, o 21º BPM foi sede do 1º Treinamento Operacional de Patrulhamento Rururbano destinado a capacitar policiais militares deslocados para reforçar o policiamento ostensivo realizado pelo Batalhão, recebendo instruções de policiamento rural e comunitário com ênfase para as ocorrências policiais típicas de área rural, tais como abigeato, furto e/ou roubo a propriedades rurais, dano ou degradação ambiental, ocorrências envolvendo comunidades indígenas, entre outras.
No ano de 2006, o 21º BPM desenvolveu o Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) destinado a capacitar policiais militares para ascensão à graduação de 2º Sargento, bem como deu início ao Programa Social Educativo de Profissionalização de Adolescentes (PROSEPA) com uma turma de 20 adolescentes da região e umGrupo de Escoteiros em conjunto com o Grupo de Escoteiros Lanceiros Negros.
No dia 04 de outubro de 2007, o Ten Cel Hermito Cesar Bortoluzzi entregou o Comando do 21º BPM ao Ten Cel João Gilberto Fritz em solenidade realizada em gabinete e com a presença de autoridades civis e militares.
No dia 04 de Julho de 2008, o Ten Cel João Gilberto Fritz, entregou o Comando do 21º BPM ao Ten Cel Júlio Cezar Dal Paz Consul, em solenidade realizada em gabinete e com a presença de autoridades civis e militares.
No dia 25 de Maio de 2009, o Ten Cel Júlio Cezar Dal Paz Consul, entregou o Comando do 21º BPM ao Major Francisco dos Santos Padilha, em solenidade de Passagem de Comando, com a presença de autoridades civis e militares.
No dia 24 de Agosto de 2009, o Major Francisco dos Santos Padilha, entregou o Comando do 21º BPM ao Ten Cel Leonel da Rocha Andrade, em solenidade em gabinete, com a presença de autoridades militares.`
No dia 18 de Janeiro de 2011, o Ten Cel Leonel da Rocha Andrade, entregou o Comando do 21º BPM ao Ten Cel João Diniz Prates Godoi, em solenidade de passagem de Comando no Ginasio do 9º BPM,e após em gabinete, com a presença de autoridades militares.
No dia 18 de Janeiro de 2011, o Ten Cel Leonel da Rocha Andrade, entregou o Comando do 21º BPM ao Ten Cel João Diniz Prates Godoi, em solenidade de passagem de Comando no Ginasio do 9º BPM,e após em gabinete, com a presença de autoridades militares.
No dia 23 de Maio de 2011, o Ten Cel João Diniz Prates Godoi, entregou o Comando do 21º BPM ao Ten Cel Clovis Reis da Silva Junior, em solenidade de passagem de Comando no Galpão do 21ºBPM, com a presença de autoridades militares.
