Estrutura 21º BPM



Integrante do Comando de Policiamento da Capital, o 21º BPM está dividido em uma Sede Administrativa,
1ª e 2ª Companhias destacadas.


 Na Sede Administrativa encontram-se o Comando da unidade e as seções administrativas do Batalhão.








A 1ª Companhia está estruturada no 4° andar do prédio do Fórum da Restinga, e a 2ª Companhia está sediada no bairro Belém Novo. A 2 ª Cia ainda conta com um Posto Policial avançado no bairro Lami. O batalhão ainda conta com um Pelotão de Operações Especiais, uma reserva do comandante para missões específicas na área da unidade.

O 21º BPM é o responsável pelo policiamento ostensivo nos bairros Restinga, Chapéu do Sol, Hípica, Ponta Grossa, Belém Novo, Lageado, Lami, Cantagalo, São Caetano e Pitinga, e parcialmente os bairros Aberta dos Morros e Lomba do Pinheiro, representando cerca de 43% da área total de capital gaúcha.

O Batalhão do extremo sul de Porto Alegre tem a aspiração de tornar-se um gerenciador participativo com a comunidade, com intervenções eficazes que respondam os anseios da população, na área da Segurança Pública. Executa na plenitude ações de Polícia Comunitário, e prova disso é a criação de dois Conselhos escolares de Segurança e de um Conselho Comunitário de Segurança, além da reativação de dois CONSEPROS.

Integrante ativo do PROERD (O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), conta com uma atuação voluntária de policiais militares, devidamente capacitados através do Curso de Formação de Instrutores, ministrando palestras nas salas de aula, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre crianças e jovens, além de estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

Conta com um efetivo engajado e consciente de sua missão, com uma perfeita compreensão do cenário no qual se insere, como, também, de suas potencialidades e limitações, especialmente visando à superação destas últimas.

Prioridades estratégicas:

· “Consolidação e expansão do Policiamento Comunitário;

· Adoção de postura estratégica participativa entre policial e comunidade;

· Atualização e inovação das técnicas de ações policiais;

· Fomento e apoio à criação e consolidação de áreas ou núcleos comunitários, que permitam o desenvolvimento com segurança.

Essas prioridades revelam a essência de escolhas do 21º BPM, na construção de uma capital mais segura.

A área de atuação abrange uma região predominantemente rural, tendo as maiores concentrações residenciais e comerciais nos bairros Restinga e Belém Novo.




21º BPM - Área de atuação
Território de 185,2 km² - Aproximadamente 43% da área de Porto Alegre